4 de jul. de 2010

Cais do Porto: Porto Alegre merece muito mais!

Imagem: Adriana Schönhofen Garcia - Miami 2010
Sou de Porto Alegre e moro em Miami há oito anos.Tenho mestrado em arquitetura pela Florida International University e sou professora universitária. Julgando apenas pelas imagens de ZH online, Porto Alegre está perdendo uma oportunidade única na sua história. A proposta de design do Cais do Porto deve ser feita através de concorrência internacional aberta a arquitetos no mundo inteiro, e não por tecnocratas desatualizados. É isso que Miami faz, não perderiam uma oportunidades como essa!
Um grande nome da arquitetura internacional torna uma cidade mundialmente conhecida da noite para o dia. Antes mesmo de ser escolhido o projeto, só o processo de submissão de design já tiraria Porto Alegre do mapa. A arquitetura de excelência tem o poder de revitalizar economicamente uma região. Veja o caso de Bilbao e o museu do Guggenheim desenhado por Frank Gehry.

Imagem: Adriana Schönhofen Garcia - Miami 2010
O projeto proposto é fraquíssimo, tímido, conservador e o paisagismo é primário. As torres são cópias maquiadas do prédio do centro administrativo (CAFF - Centro Administrativo Fernando Ferrarri - RS). Simplesmente um desastre em termos de arquitetura de ponta.

Uma concorrência de proposta de design pode ser feita em menos de dois meses, e POA teria o mundo inteiro de olhos no Guaíba. Centenas de propostas, as mais criativas estariam disponíveis. Envio abaixo dois links onde maiores informações podem ser obtidas em como organizar um evento desta natureza. Ainda há tempo de se corrigir o erro.
Por gentileza repassar este email à Governadora. Ela precisa receber informação imparcial e saber que o projeto proposto está muito abaixo do nível de arquitetura atualmente proposta no resto do mundo.

* Adriana Schönhofen Garcia
Mestrado em Arquitetura pela Florida International University, Miami, FL
Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Professora Universitaria de Arquitetura e Interior Design
agarc026@fiu.edu

Abaixo segue a última concorrência internacional feita em Miami por um grupo independente. Concorrências similares são feitas pelos órgãos públicos.
http://www.flickr.com/photos/dawntownmiami/sets/72157622692654720/

http://dawntown.org/about/
organização responsável por essa concorrência - Dawntown Miami.

Nenhum comentário: