26 de mai. de 2010

Comprar imóvel? Antes consulte um arquiteto!

Quando se pensa em adquirir um imóvel, há desejos projetados. O lugar (espaço vivenciado e afetivo) vai ser de nova vida e espera-se que com isso muita coisa mude. E muda mesmo? Sim, tive experiência na casa de diversas pessoas com filhos com problemas mentais. Como organizar os territórios necessários a cada um? Este é apenas um exemplo, porque em qualquer caso, é sempre importante consultar um profissional experiente.

O arquiteto compreende de que forma aquele espaço se comporta: se a insolação é a melhor, fazendo com que no verão não seja tão quente e no inverno menos frio; se os elementos que compõem a edificação são de qualidade, se possuem resistência térmica, boa acústica, estanqueidade, boa ventilação e iluminação... Se os pontos de luz são suficientes. Se há rede para o computador e, se é possível, instalar equipamentos na área de serviço e na cozinha. Despesas com vazamentos num futuro próximo? Há ventilação? Privacidade? Como manejar esquadrias e obter conforto térmico, e reduzir o consumo energético? A iluminação vai qualificar o ambiente?  Relaxamento ou agitação? Quais cores?
Existem patologias construtivas? São complicadas ou de fácil solução? Prevenir doenças num prédio, tratá-las ou evitá-las são itens importantes.
Como a vida humana não tem preço, uma consulta médica raramente é questionada. O que ninguém pensa é que, se o ambiente não for adequado, seu morador pode adoecer, machucar-se. As pessoas não se adaptam aos ambientes. Os ambientes é que têm que estar de acordo com a sua necessidade. Então começam as despesas que não foram pensadas antes de fechar o negócio.
O edifício pode ser visto como um ser vivo. Ele nasce, vive e morre. Precisa ser cuidado: a manutenção. A durabilidade tem a ver com muitas outras coisas. As paredes isolam? Há ventilação, visão para o exterior? Riscos de contaminação, ruídos, insolação inadequada?
Ao adquirir um imóvel, o que a maioria das pessoas faz uma vez na vida, é fundamental uma consultoria técnica. Experiente e com sensibilidade, o arquiteto pode auxiliar muito. A consultoria é muito barata se compararmos com o valor do investimento e as despesas futuras com reformas.
Qualquer casa deve possibilitar adaptações ao ser humano.

O arquiteto também pode auxiliar na distribuição do mobiliário de acordo com as necessidades individuais do morador. As pessoas têm suas peculiaridades e é fundamental que o profissional as oriente.
Inclusive acerca do entorno do imóvel. Vegetação, vizinhança. Estamos dentro de um espaço urbano.
E um alerta! Corretores mostram as maravilhas do "bem", o arquiteto vai mostrar estas e prevenir problemas: pondera sobre as vantagens e desvantagens daquela edificação. Se o sonho não poderá ser pesadelo!
Solicite sua opinião. Até porque poderá alterar o preço na hora da negociação, para menos!
Adquirir sabendo o que se compra é um direito do consumidor. E o arquiteto pode ser o grande aliado nesse processo.

Arq. Marilice Costi, MS. - 51 96542097

Nenhum comentário: